Hipnose
Está seção contém diversos textos sobre hipnose de diferentes autores e fontes (listados e identificados abaixo). A atualização será periódica com a inserção de novos textos, identificados pela indicação (Novo). Alguns documentos encontram-se no formato PDF, tornando-se necessário para a leitura o software Acrobat Reader
Apresentação
por Joel Priori Maia (Presidente da Associação de Hipnose do Estado de São Paulo)
A aplicação da Hipnose nas áreas da saúde sofreu nas últimas décadas um impulso considerável, o que nos leva a considerar que, hoje, esta ciência e arte atingiram sua maturidade. Com efeito, são inúmeras as suas aplicações nas ciências da saúde.
Na medicina entrosa-se com os procedimentos terapêuticos com os quais se imbrica, tendo aplicação em quase todas as especialidades médicas. É ainda instrumento valioso que auxilia e abrevia os intervalos de tempo dos tratamentos efetuados, reduzindo a ansiedade, a preocupação e trazendo a tranqüilidade necessária ao bom andamento dos procedimentos.
Em psicoterapia, o seu modo de emprego, em semelhança, está muito distante da terapêutica regressiva, dos simples combates aos sintomas e da sugestão direta dos tempos de Freud. É um coadjuvante da psicoterapia dinâmico-analista e não um antagonista. Em psicoterapia pode ser o próprio método de aplicação ou técnica auxiliar de qualquer forma de terapia que vise a compreensão psicodinâmica dos casos.
Em odontologia, sua aplicação se expande continuamente, indo desde a acalmia do paciente, preocupado com o tratamento dentário e com o instrumental do dentista, até a aplicação da hipno-anestesia, da hemostasia ao controle da sialorréia, garantindo dessa forma uma melhor recuperação do paciente.
Tem ainda aplicação plena na enfermagem e na fisioterapia, reduzindo a ansiedade e afastando os temores de seus procedimentos. Ao afastar os temores da instrumentação e dos aparatos utilizados, possibilita ao profissional lidar com o paciente calmo e colaborador.
Um exemplo típico ocorre na toco-ginecologia e enfermagem obstétrica, onde é de real valor na indução do parto natural e sem temor.
Instrumento de real valor da medicina psicossomática, a hipnose é considerada sua melhor técnica de aplicação pela Organização Mundial de Saúde.
Ciência e arte, lidando com a mente e o corpo e considerando o homem não como uma série de compartimentos estudados em separado, mas um conjunto integrado de órgãos, sistemas e aparelhos que funcionam simultaneamente e extremamente dependentes uns dos outros, o seu conhecimento permite ao profissional da saúde explorar os limites de seu conhecimento e expandir os horizontes de sua aplicação.
Procurar conhecer os seus métodos de indução, de manutenção e de aplicação é praticamente dever de todos aqueles que pretendem obter sucesso no tratamento de seus pacientes, confirmando o aforisma de Hipócrates: “De que vale ao homem tratar da cabeça sem o corpo e do corpo sem a cabeça?”.