Sinal ideomotor

por Hélio Hess

A sinalização ideomotora é uma das técnicas mais poderosas usadas em hipnoterapia, é a maneira não verbal de comunicação, e esta técnica é tão poderosa por várias razões. Vendo as funções da mente inconsciente em um nível mais objetivo do que metafórico, no nível em que responde melhor às imagens do que a lógica; os métodos que usam o corpo e as emoções mais do que as nossas habilidades verbais  são altamente eficazes para alcançar aquela parte da mente. Em outras palavras, se você estiver obtendo respostas não verbais do seu cliente, ou de você mesmo, com certeza está se comunicando com a parte da mente que você precisa se comunicar.

Usando o movimento ideomotor podemos nos comunicar com o inconsciente, que é a parte pré-verbal da mente. Visto que muitos problemas também se originam em partes pré-verbais da mente esta técnica torna-se muito útil e eficaz.

Devido o movimento ideomotor não incluir resposta verbal, o que devemos fazer é instalar um sistema de comunicação que não inclua falar. Uma das maneiras fáceis de fazer isso é com o pendulo. Assim, tente este exemplo bastante simples:

Obtenha um pendulo ou crie um, amarrando alguma coisa, como um anel por exemplo, à ponta de um fio com aproximadamente 25cm de comprimento.

Repouse o cotovelo sobre uma mesa com o braço para cima e na vertical, mantenha a sua mão paralela à mesa, o pulso ficará dobrado a 90O. Segure a ponta livre do fio com a ponta dos seus dedos polegar e indicador. Peça à sua mente inconsciente para escolher um movimento que indique a resposta sim.  Pode ser um movimento circular no sentido horário ou ante-horário, ou um movimento pendular, vai e vem, em qualquer direção. Mentalmente pense em sim constantemente, aguarde até o pendulo se movimentar no sentido cuja resposta é sim. Agora, peça a sua mente inconsciente para movimentar o pendulo de maneira diferente para indicar a resposta não. Aguarde e perceba como o pendulo se movimentou.

Desta maneira você instalou um sistema de resposta ideomotora para se comunicar com a sua mente inconsciente.

Você pode também instalar um par de respostas não verbais que signifiquem  sim e não com o movimento ideomotor de outra parte do corpo enquanto o seu cliente está em estado hipnótico e usa-lo para auxiliar o processo terapêutico.

Por exemplo, uma ligeira contração no dedo indicador da mão direita pode significar sim e uma pequena contração no dedo indicador da mão esquerda pode significar não.

 Eis um exemplo de como você pode desenvolver um sistema de resposta ideomotora após induzir o estado hipnótico: 

Eu gostaria que o seu inconsciente selecionasse um dedo da sua mão para responder sim. Quando tiver selecionado movimente o dedo com pequenas contrações para significar sim. [Espere até ver o dedo selecionado se movimentar com pequenas contrações, e quando ver apenas diga obrigado].

Agora eu gostaria que o seu inconsciente selecionasse um dedo diferente para responder não. Quando tiver selecionado movimente o dedo com pequenas contrações para significar não. [Espere até ver o dedo selecionado se movimentar com pequenas contrações, e quando ver apenas diga obrigado] .

Agora você pode começar a fazer perguntas ao inconsciente. Tenha certeza de ter repetido e reforçado cada sinal ideomotor antes de fazer as perguntas. Vamos ver um exemplo onde a mente inconsciente da pessoa escolheu o dedo indicador da mão esquerda para responder sim e o dedo mínimo da mesma mão para responder não. A técnica do sinal ideomotor será usada para localizar a origem de um problema.

[Nome do cliente] a sua mente inconsciente sabe quando começou este  problema? Se a sua resposta for sim movimente o seu dedo indicador da mão esquerda, e se a sua resposta for não movimente o seu dedo mínimo da sua mão esquerda.  [Indicou que sim]. Ótimo!

Este problema começou antes dos seus 20 anos de idade? [Indicou que sim]. Este problema começou antes dos seus 18 anos de idade? [Indicou que não].

Aprofundando a pesquisa entre 18 e 20 anos de idade descobriu-se que o problema começou durante o verão dos seus 19 anos de idade.

Agora vamos usar a mesma técnica para obter da mente inconsciente a confiança e o comprometimento para fazer uma mudança no hábito de roer as unhas. Este exemplo é uma situação onde foi pesquisada e descoberta a necessidade do cliente de se sentir relaxado para superar o comportamento inadequado.

[Nome do cliente] a sua mente inconsciente sabe o que fazer para resolver este problema? Se a sua resposta for sim movimente o dedo indicador da sua mão esquerda  e se a sua resposta for não movimente o dedo mínimo da sua mão esquerda. [Indicou que sim].

 A sua mente inconsciente pode assumir a responsabilidade de criar e manifestar relaxamento em você e controlar o seu comportamento naquelas situações onde você costumava roer as unhas? Para me responder sim movimente o dedo indicador da mão sua esquerda e para responder não movimente o dedo mínimo da sua mão esquerda. [Indicou que sim].

Assim, de agora em diante, naquelas situações onde você costumava roer as unhas, automaticamente sentirá uma completa e maravilhosa sensação de relaxamento tomando todo seu corpo . Agora, responda-me sim movimentando o dedo indicador da sua mão esquerda. [Indicou que sim]. Excelente! Eu gostaria de agradecer a sua mente inconsciente por nos ajudar neste problema.

Nada do que eu tenho visto e estudado indica que a mente inconsciente é capaz de prever o futuro, portanto, perguntar a respeito de números da loteria ou eventos que dependam de outra pessoa , é na minha opinião, totalmente contra indicado. 

A seguir uma lista não conclusiva de temas que podem ser abordados com a sinalização ideomotora:

Obter a concordância e/ou compromisso da mente inconsciente na solução de problemas.

Achar itens e/ou coisas perdidas.

Encontrar a causa raiz de eventos.

Lembrar informações de assuntos conhecidos, mas que estão indisponíveis para a mente consciente.

O uso do pendulo é também um poderoso convencedor para algumas pessoas. Algumas vezes encontramos pessoas que se sentem amedrontadas com a hipnose, nestes casos usar um pendulo é uma boa maneira de facilitar a  hipnose sem os procedimentos comuns ao processo. 

Para maiores informações a respeito da Hipnose e da Hipnoterapia, ou mesmo fazer suas perguntas sobre estes temas sugiro visitar o website  www.hipnosecenter.pro.br ou falar conosco, e-mail: helio@hipnosecenter.pro.br

 Os direitos autorais deste artigo são reservados a Hélio Hess – Proprietário Intelectual; portanto sua reprodução completa ou parcial e divulgação por qualquer meio são proibidas  sem a sua autorização por escrito.