Hipnose e desempenho esportivo

Paulo Madjarof Filho

Os psicólogos desportivos desenvolveram muitas ferramentas para ajudar a melhorar o desempenho dos atletas modernos. Uma ferramenta em especial tem se mostrado  muito útil porém pouco utilizada por exigir um treinamento especializado pelo treinador e pelo atleta. Esta ferramenta é a hipnose. 

RELAXAMENTO DINÂMICO

Todo atleta que compete se esforça para entender as chaves para o seu melhor desempenho. A maioria deles não sabe descrever o que fazem para obter o melhor desempenho mas sabem quando chegam lá. Os treinadores sabem que um jogador executa melhor quando está calmo e os músculos não estão trabalhando contra ele devido a tensão imprópria ou ansiedade. Um treinador gritará ao atleta, “Acalme-se!”. Mas isto é tão ineficaz quanto gritar ao nadador, “Nade mais rapidamente”.  

Se um treinador não pode oferecer as ferramentas para aumentar a eficiência do nadador, as suas ordens para que nade mais rápido será inútil. Se não orientar para que o seu atleta atinja um estado de tranqüilidade quando a situação é de pressão, gritar “acalme-se” será igualmente inútil. De fato poderá criar mais ansiedade de desempenho até mesmo porque o atleta não sabe como operacionalizar a ordem de seu treinador.  

A hipnose geralmente é definida como um estado alterado de consciência - um transe. Num estado de transe a atenção se torna focada, impedindo as distrações. Freqüentemente a hipnose acontece no consultório clínico onde o objetivo é induzir um relaxamento e reduzir a ansiedade. No campo da saúde ajuda o indivíduo, por exemplo, a dissociar uma dor. Isto é muito útil porque ajuda as pessoas no controle da dor em enfermidades crônicas como o câncer ou até mesmo a temida dor de parto.  

A hipnose clínica é normalmente orientada dentro de um contexto específico onde há uma cadeira ou divã e um ambiente pouco iluminado para evitar distrações. Esta forma de hipnose clínica é difícil de ser transferida para algo tão ativo quanto o setting esportivo. O atleta não poderia competir utilizando uma cadeira e com pouca luz. Certamente os árbitros objetariam!   

Para denotar um estilo mais ativo de hipnose, este autor cunhou a frase: Hipnose de Desempenho. A Hipnose de Desempenho utiliza uma categoria de hipnose conhecida como transe em alerta. Utiliza as propriedades da hipnose clínica mas fazendo uso do enfoque disponível enquanto a pessoa está em um estado ativo. Aprender a usar a Hipnose de Desempenho pode ajudar o atleta a identificar as chaves para a melhor performance. Então o atleta poderá manter um relaxamento dinâmico durante um desempenho atlético. 

Para utilizar a Hipnose de Desempenho, primeiro o atleta tem que aprender a obter o estado de relaxamento dinâmico, desenvolvendo os seguintes passos:

1. indução para um estado de relaxamento;

2. orientar o relaxamento para um aprofundamento; 

3. orientar para o objetivo (Relaxamento de Desempenho); 

4. usar visualizações para relaxamento total (praia ou montanha é muito comum); 

5. usar as referências corpóreas para fortalecer a convicção do estado alterado (observar sensações de peso e leveza); 

6. estabelecer um link para indução rápida (que conduza para o Relaxamento de Desempenho) por exemplo, a respiração rítmica e o fechar dos olhos;  

Este procedimento é ensinado no consultório, assim o atleta pode desenvolver confiança no estabelecimento do estado de relaxamento dinâmico. Também pode ser gravado em fita K7 para que o atleta pratique durante a semana e continue construindo cada vez mais confiança para atingir o estado de relaxamento dinâmico. 

DIFICULDADES NO DESEMPENHO ESPORTIVO 

O Dr. Robert Nideffer do SDA – Sistemas de Desempenho Aumentados de San Diego, foi o pioneiro a demonstrar a relação entre atenção e os erros de desempenho. Se for possível entender o tipo de erro de atenção cometido pelo atleta, então o consultor de desempenho poderá ajuda-lo numa Intervenção de Desempenho

As distrações mentais que o atleta enfrenta normalmente estão entre as seguintes: 

DISTRAÇÕES EXTERNAS: O atleta sofre as interferências presentes no ambiente de prática esportiva. Ele pode ouvir os gritos de torcedores e se distrair. Pode reagir a provocação de seu oponente e se distrair. Pode preocupar-se com as máquinas fotográficas ou mesmo com a observação da torcida e ficar desatento ao jogo. Estes são alguns exemplos de distrações que podem claramente interferir no desempenho do atleta. O treinador experiente terá que redirecionar freqüentemente a atenção do atleta para o jogo. 

DISTRAÇÕES INTERNAS: O atleta estabelece um dialogo interno consigo mesmo. Esta pode ser uma conversa negativa do tipo: 1) “eu não acredito que posso fazer isto”; 2) “o treinador irá me sacar se eu perder”; 3) “se eles fizerem o ponto será impossível reverter a vantagem”. Esta distração mental perturba os processos automáticos de desempenho que o atleta dedicou muitas horas aperfeiçoando para colocar em prática. Este erro de desempenho mental é freqüentemente conhecido como “paralisia através de análise.” 

INDUÇÕES RÁPIDAS

Quando a pessoa usa a Hipnose de Desempenho para aumentar a possibilidade de entrar na zona de ótimo desempenho, estes tipos de distrações mentais podem ser minimizados. O atleta pode fazer uma indução hipnótica rápida e alcançar o seu nível maior de enfoque dirigido. Dois princípios importantes da Hipnose de Desempenho são úteis nesta circunstância: 

  1. o acesso a Hipnose de Desempenho deve ser alcançado de modo rápido pelo atleta. Por exemplo, um jogador de tênis que teve um set difícil pode usar o intervalo para refocar o jogo. Enquanto está sentado no banco ele pode fazer uma indução rápida e alcançar à Zona de Relaxamento de Desempenho. Ele pode nestes 45 segundos experimentar o estado de relaxamento dinâmico. Quando ele retornar a quadra poderá sentir a diferença em seu estado físico e mental. O treinamento através da utilização de fitas de áudio no dia-a-dia do atleta facilita a aprendizagem do relaxamento dinâmico e da Hipnose de Desempenho. O jogador de tênis que pratica diariamente se sentirá confiante para usar a indução rápida porque sabe que funciona. Ele construiu uma convicção poderosa de que pode relaxar até mesmo debaixo de intensa pressão.

  2. O segundo princípio da hipnose de desempenho é chamado de Fracionação. Este é um princípio hipnótico em que os estados da Zona de Relaxamento são freqüentemente quebrados e retomados em seguida, até mais profundamente do que antes. Este é um grande princípio para o desempenho atlético porque haverá muitos desafios no jogo que tentará tirar o atleta da zona de relaxamento ativo. Se o atleta sabe como fazer para retomar, após uma perturbação, um nível ainda mais alto de atenção, é provável que ele fique num estado mais eficiente de absorção. Entendendo e treinando este princípio, pode-se ajudar o jogador a ser mentalmente mais confiante numa competição do que era antes. Esta é uma habilidade essencial para o desempenho em competições de alta exigência mental/emocional. 

TREINAMENTO DA HIPNOSE DE DESEMPENHO

Quando você desejar aprender a Hipnose de Desempenho para ter como uma ferramenta de desempenho, onde deverá receber este treinamento? Há duas escolhas: 1) Recorrer a um hipnotista que fez um curso breve sobre hipnose e que não tem nenhuma formação na área da saúde mental (o perigo é que eles sabem algumas técnicas mas não estão bem versados nas complexidades do comportamento humano). Por conseguinte as intervenções de desempenho que façam será muito superficial. 2) Recorrer a um profissional que seja habilitado na utilização da hipnose clínica por uma organização profissional como a Sociedade de Hipnose Médica do Estado de São Paulo (SOHIMESP). Para obter o nível de certificação, é exigido do profissional da saúde um treinamento continuado sob constante supervisão e sob os preceitos éticos de seu órgão fiscalizador de classe.

O atleta também deve desejar ser assessorado por um profissional que seja experiente em psicologia e estudioso do comportamento humano. Um modo de identificar este profissional, é através da exigência da confirmação de sua inscrição no respectivo Conselho de Classe (CRP ou CRM). Esta é uma forma segura de se submeter ao treinamento de Hipnose de Desempenho orientado por um profissional que conhece o poder da mente bem como as complexidades das relações humanas. 

(baseado no SDA - Sistemas para Elevação do Desempenho)